PARCEIROS

Polícia Militar Ambiental: Desde a nossa fundação, trabalhamos em parceria com a Polícia Militar Ambiental. O CETAS iniciou com o trabalho da Polícia Ambiental e a R3 foi criada para dar auxílio na reabilitação de animais selvagens.

IMA: Em 2014 o Estado assumiu a gestão da fauna, sendo o IMA a instituição responsável. A parceria surgiu com a gestão do CETAS e Trilha do Rio Vermelho no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação gerida pelo IMA. Atualmente nosso trabalho é realizado no Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CePRAM), também no Parque Estadual do Rio Vermelho.

ICMBio: Somos membros do Conselho Consultivo da Área de Proteção da Baleia Franca (APABF) desde 2006, além de integrante da Equipe de Coordenação de Atendimento a Encalhes. A R3 participa também da Rede de Encalhes de Animais Aquáticos da Região Sul e do Brasil (REMASUL/REMAB) coordenado pelo CMA/ICMBio, atuando na área de pesquisa e atendimento aos encalhes. Em conjunto com o CEMAVE/ICMBio faz parte da equipe dos projetos de pesquisa em aves marinhas, com autorização SISBIO (Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade) e SNA (Sistema Nacional de Anilhamento): Monitoramento da Avifauna da Estação Ecológica de Carijós e Aves marinhas em Santa Catarina – avaliação sanitária e populacional.

Projeto Albatroz: O Projeto Albatroz é a instituição referência nacional na conservação de albatrozes e petréis, ela coordena o Banco de Amostras de Albatrozes e Petréis- BAAP que tem a R3 como colaborador. Amostras congeladas de Procellariiformes são armazenadas em ultrafreezers no CePRAM.

LAPCOM-FMVZ-USP: A R3 colabora desde o ano de 2002 com o LAPCOM em diversos projetos desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação.

UFSC: Projetos de pesquisa são realizados em cooperação com o Departamento de Ecologia da UFSC, Laboratório de Crustáceos e Plâncton e Laboratório de Mamíferos Aquáticos da Universidade Federal de Santa Catarina (LAMAQ-UFSC). Os esqueletos de mamíferos marinhos resgatados pelo PMP são encaminhados ao LAMAQ e tombados em sua coleção científica. Também são realizados projetos de pesquisa em parceria com o Laboratório de Virologia Ambiental (LVA)-UFSC, visando o diagnóstico de enfermidades virais em animais marinhos.

ATENÇÃO

Agradecemos a todas as pessoas que se interessaram em nos ajudar e conhecer mais de perto o trabalho da R3 Animal. 

Até o dia 15 de maio de 2021 entraremos em contato por e-mail com todos os inscritos divulgando o resultado do processo seletivo.

Boa Sorte!

Você conhece a fauna marinha existente em Florianópolis?

A R3 Animal apresenta a Cartilha Fauna Marinha, desenvolvida pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) junto à Univali/Penha e adaptada por nós para a nossa região.

São 16 páginas sobre as espécies de animais marinhos que ocorrem no nosso litoral, as ameaças à biota marinha, e informações sobre a atuação da R3 Animal no resgate, manejo e reabilitação dos animais, além das atividades desenvolvidas no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (PMP-BS).

Um ótimo material para ser trabalhado como educação ambiental para as escolas e universidades. Fiquem à vontade para salvar ou imprimir.

 
 
 
 
 

ATENÇÃO!

    Estão abertas as inscrições para os Programas de Estágio (curricular) e Voluntariado da Associação R3 Animal, para o 2º semestre de 2021.

    O objetivo dos nossos Programas é que o participante conheça todas as etapas do processo de reabilitação animal, no Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CePRAM), acompanhando a rotina de atividades e atuando nas áreas de manejo, laboratório, necropsia, monitoramento e educação ambiental, entre outros.

    As inscrições estão abertas até 15 de abril de 2021.

    A seguir estão nossos editais, onde você encontra maiores informações sobre o processo seletivo.

Edital – Julho de 2021:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Edital de seleção – 2021/2: