ANIMAIS MARINHOS – PROJETO DE MONITORAMENTO DE PRAIAS DA BACIA DE SANTOS

Em 2015 foi iniciado o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP). O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos. O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela Associação R3 Animal.

Diariamente nossa equipe percorre 42 km de praias em Florianópolis para recolher tetrápode marinhos mortos, para determinar a causa de morte, e vivos, para encaminhamento para reabilitação, quando necessário.

Através do PMP, em março de 2018 foi inaugurado o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Florianópolis (CEPRAM), onde os animais marinhos encontrados nas praias de Santa Catarina são reabilitados e encaminhados para soltura. Anualmente cerca de 300 animais marinhos são devolvidos à natureza pela equipe da R3!