Trabalhar em prol da conservação da biodiversidade através da reabilitação de animais selvagens, pesquisa e sensibilização da sociedade, buscando a recuperação do meio ambiente, minimizando o impacto humano.
Ser reconhecida como referência por sua excelência e efetividade no trabalho de reabilitação e pesquisa de fauna selvagem e educação ambiental.
Priorizamos em nossas ações o respeito à vida, trabalhando com ética, profissionalismo e transparência. Buscamos constantemente aperfeiçoar nosso trabalho, por meio de uma gestão sustentável e comprometida com a satisfação de seus parceiros e colaboradores.
A Associação R3 Animal é uma Organização Não Governamental fundada em 2 de abril de 2000, no município de Florianópolis (SC). Em dezembro de 2013. a R3 recebeu a certificação de Organização Social de Interesse Público/OSCIP.
Linha do tempo:
Na década de 90, a Polícia Militar Ambiental iniciou o trabalho de reabilitação de animais silvestres, porém não possuía em seu efetivo biólogos ou médicos veterinários. Surgiu, então, a ideia de fundar uma ONG que pudesse auxiliar o trabalho do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (CETAS), gerido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Assim, nasceu a R3 Animal. Por meio de convênios firmados com a Polícia Militar Ambiental, IBAMA e IMA, nosso trabalho no CETAS foi realizado de abril de 2000 a maio de 2019.
Em junho de 2014, com a inauguração da Trilha do Parque Estadual do Rio Vermelho, a R3 foi convidada a administrar a mesma, responsabilizando-se pela tratamento e manejo dos animais, além de realizar educação ambiental com os visitantes. Este trabalho foi realizado até junho de 2017.
Devido ao histórico da R3 na reabilitação e atendimento a encalhes e por participar da Rede de Encalhes de Animais Marinhos (REMAB) do ICMBio, em 2015 foi firmado contrato com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para realizar o monitoramento de praias do município de Florianópolis e a reabilitação de animais marinhos do estado de Santa Catarina. O projeto uma condicionante ambiental, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Hoje, nosso trabalho está focado no Projeto de Monitoramento de Praias e na educação ambiental.