Na manhã do primeiro sábado de 2024, 06/01, a equipe da R3 Animal, que executa o Trecho 3 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Santos (PMP-BS), se deslocou até Imbituba/SC para realizar o transporte de um cetáceo vivo.
Tratava-se de um Cachalote Pigmeu (Kogia breviceps). As avaliações iniciais do animal, realizadas pela equipe do PMP-BS/UDESC, responsável por executar o Trecho 1 do PMP-BS, revelaram que o cetáceo era um macho, medindo aproximadamente 2 metros e pesando cerca de 150 kg.
Durante o trajeto, de Imbituba/SC até Florianópolis/SC, a equipe da PMP-BS/R3 Animal contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) e Polícia Rodoviária Federal, realizando a escolta do veículo, o que possibilitou a chegada mais rápida à sede da R3 Animal.
Ele chegou ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), em Florianópolis/SC, por volta das 15h da tarde de sábado. Ao chegar na base, o Kogia foi pesado e transferido para uma piscina adequada para cetáceos de até 3 metros e seguiu monitorado pela equipe técnica do PMP-BS/R3 Animal na base da instituição.
Desde a chegada do Kogia na base da CePRAM, a equipe do PMP-BS/R3 Animal seguiu o trabalho em regime de escalas e plantão, acompanhando o animal na piscina a todo instante.
Infelizmente por volta das 2h45 da manhã, do domingo, 07/01, o cetáceo veio a óbito.
Esta é uma espécie que vive em águas profundas, em alto mar, não tem costume costeiro. Quando encalham nas praias, já estão debilitadas, muitas vezes com a condição corpórea comprometida. Esses fatores dificultam a reabilitação do animal.
Ainda não é possível apontar as causas da morte do animal resgatado ontem em Imbituba/SC. Agora a equipe técnica da PMP-BS/R3 Animal segue na realização de exames para investigar as causas do encalhe e óbito.
Agradecemos a PMP-BS/UDESC e PMP-BS/ Instituto Australis pelo resgate e estabilização do animal, a Polícia Militar Ambiental e Rodoviária Federal pela escolta no trajeto até Florianópolis/SC e as mensagem de apoio da comunidade que segue o trabalho da R3 Animal e das demais instituições. Em especial, à equipe da R3 Animal.
📞 Importante: Em caso de encalhe de mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Aproveite para nos seguir nas redes sociais e divulgar o trabalho da R3 Animal.
Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!
➡️O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
➡️A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo @Ibamagov, para as atividades da @Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.