Necrópsia de golfinho revela madeira e resíduos plásticos (sacolas) no estômago

A equipe veterinária do PMP-BS/R3 Animal realizou no dia 18 de maio a necrópsia do golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis), encontrado na praia de Itapema/SC, para investigar as possíveis causas da morte.

Durante o procedimento, os profissionais registraram a presença de grande quantidade de resíduos no esôfago e estômago do animal: pedaço de madeira de cerca de 20 cm e plástico grosso (sacolas) pesando 500g.

O golfinho encalhou nas areias da praia de Itapema/SC na sexta (17) e já estava debilitado quando a equipe do PMP-BS/Univali chegou ao local para prestar os primeiros atendimentos. Tratava-se de uma fêmea de aproximadamente 70 kg, com cerca de dois metros.

No mesmo dia, o animal foi transportado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), em Florianópolis/SC, onde ficou em uma piscina adequada para cetáceos e seguiu sendo monitorado. Infelizmente, na madrugada ele não resistiu e foi a óbito.

Veterinários analisam que o lixo marinho ingerido foi responsável pela debilitação do animal seguida de sua morte. Resíduos como madeira e plástico lesionam as mucosas do esôfago, o que leva a úlceras e hemorragias. Além disso, o estômago cheio faz com que o animal não busque alimentos que deveria ingerir.

“Encontramos a presença de grande quantidade de lixo plástico no estômago do golfinho, que impossibilitava a ingestão de alimentos. Esse cenário leva o animal à inanição e consequente fraqueza”, explica Matheus Marussi, veterinário da R3 Animal.

Gostaríamos de agradecer a Guarda Municipal de Itapema, Polícia Militar Ambiental (PMA), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual, pelo apoio na escolta durante o transporte, o que possibilitou a chegada mais rápida à sede da R3 Animal.

➡️ O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

➡️ A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo @Ibamagov, para as atividades da @Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

GALERIA

Uma linda parceria nasceu!

Os livros são capazes de nos fazer viajar e conhecer outros mundos! Não é mesmo? 

E que tal conhecer o mundo de Pituca e Damião e ainda ajudar a R3 Animal em seus projetos de educação ambiental? 

Pois é, educação ambiental e livros tem tudo a ver. 

Com a ajuda deles podemos trabalhar a empatia e o cuidado com o planeta, entre tantos outros valores.

A partir desta ideia surgiu a união entre a R3 Animal e o autor Filipe Gattino. Na compra do livro “O bem-te-vi e o morcego”, o 1º volume da Coleção Matas, 20% do valor será revertido para nossos projetos de educação ambiental, que buscam sensibilizar os pequenos e também os grandes para o cuidado com o planeta. 

Vem você também fazer parte dessa rede! Acesse o site Home – Filipe Gattino , adquira seu exemplar e se encante com essa linda história, que assim como as ações da R3, toca gente grande e gente pequena também.

Você conhece a fauna marinha existente em Florianópolis?

A R3 Animal apresenta a Cartilha Fauna Marinha, desenvolvida pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) junto à Univali/Penha e adaptada por nós para a nossa região.

São 16 páginas sobre as espécies de animais marinhos que ocorrem no nosso litoral, as ameaças à biota marinha, e informações sobre a atuação da R3 Animal no resgate, manejo e reabilitação dos animais, além das atividades desenvolvidas no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (PMP-BS).

Um ótimo material para ser trabalhado como educação ambiental para as escolas e universidades. Fiquem à vontade para salvar ou imprimir.