Vem conhecer a história de um ex-paciente que foi reabilitado e retornou à natureza: o pinguim foi encontrado com um anzol na região do olho, em 20 de julho, na praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas/SC. O animal foi resgatado pelo PMP-BS/Univali e levado à unidade de estabilização da instituição parceira, onde o anzol foi removido. Após um mês, foi encaminhado para o centro de reabilitação da R3 Animal.
Quando a lesão estava em processo de cicatrização, a ave apresentou novas irritações no olho. A equipe veterinária realizou tratamento com colírio, que teve bom resultado e a visão não foi comprometida. O pinguim voltou a comer voluntariamente, ganhar peso e nadar para melhorar o condicionamento físico, até que ficou apto para soltura.
Junto a outros 13 pinguins, ele retornou à natureza no dia 25 de setembro, em Florianópolis, na Praia do Moçambique.
Esse é um caso do efeito das interações humanas podem causar nos animais marinhos, como os pinguins. Durante a migração desses animais, a interação com petrechos de pesca é uma das principais ameaças, que pode resultar em lesões, asfixias e levar à morte.
No outono e inverno, os pinguins-de-Magalhães partem de suas colônias reprodutivas na Patagônia Argentina, seguindo corrente marítimas em busca de alimentos em águas mais quentes, quando atingem o litoral brasileiro, principalmente as regiões Sul e Sudeste.
Os pinguins são gregários, mas é esperado que indivíduos mais jovens se percam do bando, devido à inexperiência da primeira migração, e acabem encalhando nas praias quando já estão exaustos de tanto nadar, desnutridos e hipotérmicos. É comum que ações antrópicas agravem suas condições de saúde.
Ao encontrar um pinguim na praia:
– O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, unidade de conservação sob responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
– A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.