Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal, esteve presente no workshop e trouxe para a instituição novas práticas de manejos em cetáceos.
Em dezembro do ano passado, 11/12/2023, Cristiane Kolesnikovas, veterinária, doutora em Patologia Experimental pela USP e presidente da Associação R3 Animal, participou de uma formação intensiva sobre o resgate e realocação de golfinhos ameaçados de extinção, em Valência, na Espanha. O foco do workshop, que durou uma semana, foi proporcionar a formação teórica e prática dos profissionais que se dedicam à conservação destes animais.
No curso, participaram veterinárias/veterinários biólogas/biólogos de diversos lugares do mundo. Do Brasil, além de Cristiane, estiveram presentes Miriam Marmontel e Thais Carneiro Santos Rodrigues (IDSM) e Arícia Benvenuto (LAPCOM/USP).
Conforme a presidente da R3 Animal, o curso foi extremamente importante para o aprimoramento de técnicas de atendimento no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) e no atendimento em emergências com golfinhos de rio . Além de oportunizar a troca de experiência com outros profissionais da área. “A troca de conhecimento com profissionais de diversas partes do mundo foi incrível, cada um contou sobre sua experiência com o manejo e avaliação de saúde de golfinhos de rio. Também aprimoramos técnicas de avaliação veterinária com os profissionais da National Marine Mammal Foundation (NMMF) e Oceanografic. Uma experiência fantástica!”, explica Cristiane.
O workshop trouxe para debate uma ampla gama de tópicos, desde a anatomia e fisiologia dos golfinhos até técnicas de monitoramento veterinário, manuseio e transporte seguros, amostragem biológica e técnicas de diagnóstico por imagem. Nas fotografias, vocês conseguem observar um golfinho da espécie Tursiops truncatus, golfinho nariz-de-garrafa.
Ainda segundo Cristiane, um dos momentos mais importantes do curso, foi a prática e teoria sobre ultrassonografia em cetáceos. Ela destaca que no Brasil, existem várias espécies de golfinhos, e aprender essa técnica foi extremamente importante para o avanço dos trabalho dentro da Associação R3 Animal. “Podemos destacar no Brasil as espécies de golfinhos de rio: boto-cor-de-rosa e tucuxi. Para mim o principal momento do curso foi aprender a fazer ultrassom, especialmente por ser com as referências na área de cetáceos: Cynthia Smith e Forrest Gomez, da National Marine Mammal Foundation”, destaca a presidente da R3 Animal.
A R3 Animal atua desde 2000, no município de Florianópolis/SC e tem como missão trabalhar em prol da conservação da biodiversidade através da reabilitação de animais selvagens, pesquisa e sensibilização da sociedade, buscando a recuperação do meio ambiente, para minimizar o impacto humano.